As tendências surgem a partir de um comportamento globalizado, quando em diferentes locais do mundo as pessoas buscam ou apresentam quase as mesmas cores, formas e significados. E o resultado de uma tendência é fruto nada mais, nada menos, do que dos comportamentos e desejos das pessoas.
O laranja representa uma nuance do fogo, é uma das cores consideradas “quentes” quando o assunto é transmitir sensações de alegria e calor. Transitando entre o radiante amarelo e o intenso vermelho, é como se o laranja trouxesse estas características das demais cores que o compõe: energia, radiação, luz, intensidade.
Esta classificação das cores quentes, não é recente: ela foi criada pelo alemão Wilhelm Wundt em meados de 1900, para designar as sensações que cada cor de um círculo cromático poderia gerar nas sensações humanas (fonte:todamatéria.com.br).
E assim como o laranja mostra toda a sua força e radiação invadindo a moda e o décor, muitas cores serão destaque nas próximas temporadas, pelo simples fato de que precisamos de um mundo mais alegre e colorido. E esta é a tendência, é o que estamos precisando: cores, energia e alegria!
Miriam Runge, arquiteta, especialista em NeuroArquitetura e professora de pós-graduação.